Palworld, o jogo de RPG com criaturas "copiado" do Pokémon, enfrenta um retrocesso significativa no seu desenvolvimento devido a um processo judicial movido pela Nintendo e pela The Pokémon Company. O estúdio japonês Pocketpair, responsável pelo jogo, confirmou que várias funcionalidades foram removidas ou modificadas para evitar potenciais infrações de patentes.
Tivemos que fazer alguns compromissos para evitar interrupções no desenvolvimento e distribuição do Palworld - Pocketpair.
Por exemplo, em novembro de 2024, uma atualização eliminou a mecânica de lançamento da "Pal Sphere", que permitia aos jogadores invocar criaturas de forma semelhante às Poké Balls dos jogos Pokémon. Esta alteração foi diretamente atribuída ao litígio em curso. Além disso, a próxima atualização, versão 0.5.5, substituirá o uso de criaturas para planar por um planador tradicional.
O processo, iniciado em setembro de 2024, alega que Palworld infringe patentes relacionadas a mecânicas como montar criaturas e lançar objetos para capturar ou invocar parceiros de batalha. Inicialmente, a Pocketpair afirmou desconhecer as patentes específicas em questão, mas posteriormente reconheceu os elementos centrais do processo.
Apesar das mudanças forçadas, a Pocketpair mantém o compromisso de continuar o desenvolvimento de Palworld e oferecer novos conteúdos aos jogadores. Enquanto isso, a Nintendo prepara o lançamento do próximo título da franquia Pokémon, "Pokémon Legends: Z-A", previsto para o final deste ano.
Palworld é chamado de "Pokémon com armas"
Palworld foi lançado em janeiro de 2024, para Windows, Xbox One e Xbox Series X/S. O jogo tem como premissa sobrevivência através da exploração e captura das criaturas chamadas "Pals". O design das criaturas e o aspeto do jogo no geral capturou de imediato a atenção de jogadores, que o compararam ao Pokémon.
No entanto, Palworld possui uma mecânica de combate com armas, não só com as criaturas. O jogo foi desenvolvido pela PocketPair com o Unreal Engine 4.