Como restaurar o seu Android para as definições de fábrica

697 0
Como restaurar o seu Android
sapmogo-mobile-2.gif

Existem diversos motivos pelos quais terá necessidade de restaurar o seu dispositivo Android. Poderá querer vendê-lo, ou simplesmente o equipamento apresenta bugs ou erros em que à partida, apenas o restauro do aparelho poderá corrigir. Nesse sentido, saiba como restaurar o seu equipamento Android para as definições de fábrica.

Note que ao restaurar o seu equipamento para as definições de fábrica, excluirá todos os seus documentos, fotografias e outros dados do seu dispositivo. Assim sendo, antes de restaurar o seu smartphone certifique-se de fazer um backup de todos os seus ficheiros de forma a não correr o risco de os perder.

Faça uma cópia de segurança de todos os seus ficheiros

A Google implementou um recurso nativo que permite, não só efetuar o backup de todos os seu dados, mas também a possibilidade de restaurar o equipamento para as definições de fábrica. O primeiro passo é efetuar uma cópia de segurança de todos os ficheiros guardados no seu smartphone antes do restauro do equipamento. Se porventura pretende comprar um smartphone Android novo, tenha em mente que este processo de backup também serve para copiar todos os ficheiros do equipamento antigo para o novo equipamento. Para tal, é só efetuar os seguintes passos:

  • Abra as Definições do seu dispositivo Android.
  • Toque na aba Sistema e depois em Avançadas.
  • Vá a Cópia de Segurança e toque na sua Conta Google.
  • Por fim, toque na opção Fazer uma cópia de segurança agora.
Como restaurar o seu Android
Como restaurar o seu Android

Uma das recomendações sugeridas, é instalar o Google Fotos e o Google Drive no seu dispositivo antes de o restaurar. Dessa forma poderá guardar as suas fotografias no Google Fotos e os restantes ficheiros no Google Drive. Feito este processo, então já poderá avançar para o restauro do seu equipamento.

Como restaurar o seu equipamento Android para as definições de fábrica

Existem vários métodos para restaurar o seu equipamento para as definições de fábrica, contudo apenas destacarei dois métodos em que um deles será suficiente para o efeito pretendido.

Método 1 (Definições do dispositivo)

  • Abra as Definições do seu dispositivo Android.
  • Toque na aba Sistema e depois em Avançadas.
  • Vá a Opções de reposição.
  • Por fim, toque na opção Apagar todos os dados (reposição de dados de fábrica) e confirme a opção.
Como restaurar o seu Android

Método 2 (Usando a página Localizar o meu dispositivo)

Ainda existe a opção de restaurar o seu equipamento Android para as definições de fábrica acedendo à página Localizar o meu dispositivo da Google em https://android.com/find . Esta página também é muito útil para o caso de ter perdido ou de lhe terem roubado o seu equipamento Android. No entanto, tenha em conta que, para que o recurso Localizar o meu dispositivo da Google funcione, quer seja para localizar, bloquear ou apagar o seu smartphone, terá que cumprir os seguintes requisitos:

Se eventualmente tem a autenticação de dois fatores ativa, lembre-se que precisará de ter outro dispositivo configurado com a sua conta Google, de forma a poder receber um código alternativo na possibilidade de lhe ser pedido um antes do processo de redefinição de fábrica.

Aceda à página Localizar o meu dispositivo da Google em https://android.com/find e a Google tentará encontrar o seu dispositivo. Das três opções disponíveis no lado esquerdo da página, clique na opção Apagar Dispositivo. Dessa forma, o processo para restaurar o seu Android para as definições de fábrica é iniciado. Se porventura a Google não conseguir localizar o equipamento, o processo de restauro será concluído assim que for localizado.

Após concluído o processo de restauro, poderá recuperar todos os seu ficheiros novamente, fazendo login com a mesma conta Google que usou anteriormente para fazer o backup dos dados. Terá a opção de restaurar as suas aplicações, contactos, registos de chamadas, mensagens e algumas configurações do seu antigo smartphone. Regra geral, a opção de restauro dos ficheiros está disponível nas configurações iniciais do dispositivo. Se não tiver essa opção disponível, poderá fazê-lo posteriormente nas definições do sistema.

Continue a acompanhar toda a atualidade tecnológica mais relevante aqui no Life Patch e através das nossas redes sociais, FacebookTwitter e Instagram. Veja também as dicas que o LifePatch tem para si nesta página dedicada.

Samuel Pinto

Samuel Pinto

Nascido na belíssima cidade berço, tem como preocupação a relação entre o Homem e a tecnologia. “O problema não é se as máquinas pensam, mas se os homens o fazem” - Skinner

Deixe uma resposta