Como repor o seu PC com Windows 10

159 0
windows
sapmogo-mobile-2.gif

O Windows 10 é sem dúvida o mais completo e fiável de todos os Windows lançados nos últimos anos. A Microsoft tem-se esforçado por manter este sistema operativo estável e atualizado, no entanto a propensão a erros e azares continua presente. E que ninguém pense que essas coisas só acontecem aos outros…

Todos nós já nos deparamos com computadores que deixaram de arrancar, que apanharam vírus, que bloquearam após uma atualização, entre outras situações. O certo é que muitas vezes a solução passa por repor todo o sistema e começar tudo de novo, com uma instalação limpa e livre de problemas.

A reposição é também útil se, por exemplo, formos vender ou oferecer o nosso PC, de forma ao mesmo não transitar para o novo dono com os nossos dados pessoais incluídos. Existem várias formas de efetuar esta operação, mas vamos aqui referir apenas a mais simples e comum.

Caso o seu Windows 10 ainda funcione normalmente, basta carregar no botão Iniciar (aquele com o símbolo do Windows no canto inferior esquerdo), aceder a “Definições”, selecionar a opção “Atualizações e Segurança” e por fim “Recuperação”. No campo “Repor este PC” devemos clicar em “Introdução”.

Irão então surgir duas opções, questionando se pretendemos manter os nossos ficheiros (sendo eliminadas as aplicações e as definições) ou se queremos remover todo o conteúdo da máquina. Após esta escolha o computador vai pedir para confirmar algumas opções relacionadas com a mesma, e iniciará de seguida o processo de reposição.

Durante o procedimento devemos manter o computador ligado à corrente de forma a não interromper nada, sob pena de danos maiores poderem acontecer, tais como defeitos no armazenamento do PC. A paciência também será uma boa aliada, pois este processo pode demorar algum tempo, dependendo da máquina em questão.

De referir que este método pode não ser possível de executar por variadas razões, e nesse caso importa referir que os principais fabricantes mundiais de computadores incluem muitas vezes opções próprias de reposição, acessíveis durante o arranque através de teclas de atalho, teclas essas que poderão ser consultadas no manual do equipamento em questão ou no site do fabricante. Além disso, caso o PC não chegue a entrar no sistema operativo mas apresente as opções avançadas de arranque, é possível a partir daí seguir também as opções acima praticamente na integra.

Caso o problema persista ou simplesmente não se sinta à vontade para o resolver por conta própria, é preferível recorrer à ajuda de um profissional. Um técnico saberá certamente o que fazer para o ajudar, e há alturas em que é melhor pagar por um serviço bem feito do que arriscar e maximizar o prejuízo ainda mais.

Não deixe de seguir o Life Patch para ter acesso a mais dicas úteis!

Pedro Alves

Pedro Alves

Entusiasta por tecnologia, está sempre em busca de nova informação. Amante de animais, da Lego e de Fórmula 1. Conduzir ao som de uma boa banda sonora faz parte dos seus momentos de descompressão.

Deixe uma resposta