Como ler códigos QR no iPhone sem instalar aplicações

446 0
iPhone
sapmogo-mobile-2.gif

Os códigos QR (do inglês Quick Response) foram criados com o intuito de facilitar a divulgação e o acesso a dados de texto, sejam eles links para websites, números, frases, dados de localização, ou qualquer outra informação. Estes códigos são utilizados, por exemplo, na imprensa escrita, de forma a direcionar o leitor para algum compromisso publicitário, assim como em cartões de visita, com vista à facilidade de introdução no smartphone (seja Android ou iPhone) dos dados de contacto em questão.

São várias as aplicações que podemos descarregar cuja função é ler e descodificar códigos QR, no entanto a Apple introduziu no iOS uma forma nativa de fazer esta leitura, sem recurso a qualquer aplicação de terceiros. Basta para isso abrir a câmara do iPhone, apontar para o QR a ler, e já está. Vai aparecer uma caixa de mensagem do Safari, e basta tocar na mesma para o iPhone efetuar o redirecionamento para o link em questão, ou abrir a aplicação correta para tratar os dados digitalizados.

Caso a leitura não funcione, verifique se está a usar a câmara traseira no modo Fotografia, pois só neste modo é que o iOS digitaliza os códigos QR. Nos modos Retrato, Panorama, etc., esta dica não funciona. Se mesmo assim continuar com problemas, certifique-se que a opção “Leitura de códigos QR” está ativa. Pode encontrar esta opção abrindo as Definições, seguido de Câmara.

Para não perderem outras dicas úteis como esta, continuem a seguir o Life Patch e passem também pelas nossas redes sociais.

Pedro Alves

Pedro Alves

Entusiasta por tecnologia, está sempre em busca de nova informação. Amante de animais, da Lego e de Fórmula 1. Conduzir ao som de uma boa banda sonora faz parte dos seus momentos de descompressão.

Deixe uma resposta