Como identificar músicas com o iPhone mais facilmente

238 0
sapmogo-mobile-2.gif

O iOS 14.2 foi recentemente lançado e com ele chegaram algumas novidades de que os proprietários de iPhones 6S ou superior já podem usufruir. Entre novos emojis e wallpapers, foi introduzida uma funcionalidade que permite identificar facilmente músicas que estejam a tocar no ambiente circundante, assim como em aplicações abertas em segundo plano no próprio iPhone.

Como o leitor já deve estar a pensar, tal já era possível graças à aplicação Shazam, que é propriedade da Apple. Com efeito, é graças a esta mesma app que o reconhecimento é efetuado, no entanto a novidade residente no iOS 14.2 é a inclusão de um atalho direto para a função de reconhecimento musical, sem necessidade de abrir nem de instalar o Shazam, atalho esse que se pode usar através da central de controlo.

O procedimento de configuração e utilização é muito simples:

  • Abrir as “Definições” do iPhone, e de seguida tocar em “Central de controlo”;
  • Deslizar na lista até à opção “Reconhecimento de música” e tocar no “+” que aparece à esquerda, passando assim esta opção para o topo do ecrã, junto dos restantes atalhos já ativos;
  • Após esta configuração, basta aceder à central de controlo do seu iPhone e tocar no atalho que contém o ícone do Shazam;
  • Neste momento o seu iPhone está a analisar o som ambiente, quer o mesmo seja proveniente de uma fonte sonora externa, quer esteja a ser reproduzido no próprio smartphone. Quando a música em questão for identificada, irá surgir uma notificação a informar, e se tocar na mesma irá ser encaminhado para o Shazam, a partir de onde pode escolher o seu serviço musical de eleição para escutar a faixa completa, entre outras opções.

E pronto, aqui fica mais uma funcionalidade nativa do iOS que vem facilitar a nossa vida, sem necessidade de recorrer à instalação de aplicações externas.

Continue a acompanhar toda a atualidade tecnológica mais relevante aqui no Life Patch e através das nossas redes sociais, FacebookTwitter e Instagram.

Pedro Alves

Pedro Alves

Entusiasta por tecnologia, está sempre em busca de nova informação. Amante de animais, da Lego e de Fórmula 1. Conduzir ao som de uma boa banda sonora faz parte dos seus momentos de descompressão.

Deixe uma resposta