Certificado Digital Covid-19 no iPhone: saiba adicioná-lo à app Carteira

180 0
Certificado digital Covid-19
sapmogo-mobile-2.gif

A pandemia Covid-19 não está a facilitar em nada a vida aos cidadãos portugueses e mundiais. Apesar da grande maioria da população portuguesa já estar vacinada com duas doses, a verdade é que o vírus ainda continua a complicar a vida, e é espectável que uma 3ª dose da vacina, seja recomendada em breve a toda a população portuguesa em geral. Nesse sentido, a probabilidade de existirem restrições a determinados eventos é considerável, logo a necessidade de ter o certificado de vacinação à mão, poderá voltar a fazer parte do dia a dia dos cidadãos. A fim de facilitar a sua portabilidade, saiba como adicionar o certificado digital Covid-19 à app Carteira no seu iPhone.

Obtenha o Certificado Digital Covid no site do SNS

Em primeiro lugar, terá que descarregar o Certificado Digital Covid-19 em PDF no site do SNS (Serviço Nacional de Saúde) através deste link. Selecione a opção Certificado de Vacinação, preencha com a sua data de nascimento e o seu número de Utente de Saúde. Aceite as condições e toque em submeter.

Certificado Digital Covid-19 no iPhone

Ser-lhe-á enviado um código por SMS que terá de introduzir na página do SNS, de forma a descarregar o Certificado Digital em PDF. Em alternativa poderá fazer o mesmo atraves da app SNS 24 que está disponível na App Store. Guarde o PDF na aplicação Ficheiros do iPhone ou outro gestor de ficheiros ao seu gosto.

Em segundo lugar, descarregue a app Pass4Wallet para iPhone gratuitamente na App Store. Totalmente gratuita e sem anúncios a app Pass4Wallet permite não só adicionar o Certificado Covid, mas também outros tipos de cartões, cupões, bilhetes e até cartões personalizados por si.

Como adicionar o Certificado Digital Covid-19 à app Carteira no iPhone

  • Abra a app Pass4Wallet e vá à aba Covid Passport.
  • Toque em Scan PDF document.
  • Procure o documento PDF que contém o Certificado Digital Covid-19 que guardou anteriormente nos ficheiros do iPhone. No meu caso tinha-o guardado numa pasta dentro da app Documents.
Certificado Digital Covid-19 no iPhone
  • Toque no documento PDF com o Certificado de Vacinação e todas as informações do documento serão copiadas para a app Pass4Wallet, incluindo o código QR.
  • Se desejar poderá editar as informações ou personalizar as cores das fontes e ainda acrescentar algumas notas ao passe que está a criar.
  • Por fim, é só adicionar o passe à app Carteira no iPhone, e já terá o seu Certificado Digital Covid-19 disponível no seu dispositivo ao alcance de dois toques.
Certificado Digital Covid-19 no iPhone

Existem páginas web que permitem fazer algo semelhante, no entanto, não há garantias que os dados presentes no Certificado de vacinação não sejam usadas para fins mais obscuros. Por outro lado, a app Pass4Wallet não recolhe quaisquer dados dos utilizadores. A mesma informação encontra-se disponível no site do programador.

Continue a acompanhar toda a atualidade tecnológica mais relevante aqui no Life Patch e através das nossas redes sociais, FacebookTwitter e Instagram. Veja também as dicas que o LifePatch tem para si nesta página dedicada e outros artigos de Lifestyle.

Samuel Pinto

Samuel Pinto

Nascido na belíssima cidade berço, tem como preocupação a relação entre o Homem e a tecnologia. “O problema não é se as máquinas pensam, mas se os homens o fazem” - Skinner

Deixe uma resposta