Aqara G2H: A camara ideal para o seu HomeKit

490 0
Aqara G2H
sapmogo-mobile-2.gif

Após algum tempo de espera, encontrei finalmente a solução que procurava para a minha casa inteligente, a Aqara G2H.

Um dos principais requisitos, para esta escolha foi o facto desta acessível e compacta câmara de vigilância, ser compatível com o Apple Homekit. Porém, a sua versatilidade permite que a mesma funcione igualmente como um Hub/Gateway, permitindo assim a ligação de outros dispositivos de casa inteligentes desta marca.

De seguida, iremos apresentar-lhe detalhadamente esta interessante câmara, que consideramos ser a opção ideal para adicionar ao seu Apple HomeKit.

Unboxing e Design

No seu unboxing poderá encontrar a Câmara/Hub Aqara G2H e um cabo USB para micro USB de aproximadamente 1,70m de comprimento. Está incluido ainda o seu carregador e respetivo conversor, uma ferramenta SIM, o seu manual, bem como um autocolante 3M e uma chapa metálica para colocação facultativamente na sua base.

Relativamente ao seu design, esta possui um formato pequeno, compacto e arredondado. Isto permite que a mesma seja colocada em qualquer lugar que desejar, sem dar muito nas vistas e consequentemente ocupar demasiado espaço.

Na sua parte frontal, terá ao seu dispor a sua lente que permite gravações a 1080p Full HD e um angulo de visão de 140º. Além disso possui uma luz do estado da camara e de visão noturna. Por baixo desta, encontrará também o seu único microfone que permite efetuar conversações remotas.

Quanto á sua parte traseira esta inclui uma pequena coluna e a sua entrada de alimentação micro-usb. No cimo da mesma possui um botão fisico que quando pressionado durante cinco segundos permite realizar a gravação de um video que é enviado diretamente para a app.

Por fim a parte mais interessante da sua construção, a sua parte inferior. A sua base possui uma entrada para cartão Micro SD e um botão para realizar um reset com a utilização da ferramenta SIM incluída na caixa.

Porém, é no seu suporte cinzento de plástico que reside um importante detalhe. Este é extensível, pode ser rodado em 360º e inclui ainda um íman embutido. Assim, é possível colocar facilmente esta câmara diretamente numa parede, num local como o frigorifico ou forno e até mesmo no tecto.

Configuração

No que respeita à sua configuração inicial, esta é extramente simples e intuitiva de realizar. No meu caso, optei por efetua-la através da app oficial da Aqara, de modo a poder comparar que funcionalidades adicionais esta possui em relação à app Casa.

Posteriormente dentro desta app é possível adicionar então a Aqara G2H automaticamente ao HomeKit. Alternativamente pode adiciona-la diretamente através do scaneamento do código HomeKit existente na sua base.

Neste passo inicial é então revelado outro dos motivos que me levou a adquirir esta câmara, o facto de funcionar como Hub/Gateway para dispositivos IoT do ecossistema Aqara.

Desta forma, a experiência não podia ser melhor. Assim que terminei de adicionar a Câmara, foi me de imediato solicitado para adicionar os sub-dispositivos que possuo desta marca. Nesse sentido, estes foram posteriormente adicionados automaticamente e sem complicações à app Casa e ao HomeKit.

Funcionalidades e Recursos

Esta interessante Câmara/Hub da Aqara possui um panóplia de funcionalidades e recursos. Deste modo, poderá contar com detecção de movimento, reconhecimento facial efetuado através de IA e do acesso às pessoas que tem identificadas na sua biblioteca de fotografias do iCloud.

Não obstante, esta inclui também uma opção para selecionar as zonas de atividade que deseja monitorizar. Além disso, existe ainda a possibilidade de comunicar remotamente com a sua família através do seu microfone e da sua coluna embutida.

Contudo, a sua grande funcionalidade é efetivamente o suporte ao HomeKit Secure Video. Resumidamente para usufruir deste recurso, irá necessitar de uma Central de Casa, um iPhone/iPad ou iPod Touch e um plano iCloud de pelo menos 200GB e claro de uma câmara como a Aqara G2H com suporte a esta funcionalidade.

Basicamente a partir desse momento, poderá configurar a sua câmara de vigilância para gravar video “Quando em casa”, “Quando ausente”, “Quando for detectado movimento ou movimento especifico”.

Com efeito, terá acesso a sete dias de gravações onde são registados todos os momentos, bem como as pessoas, veículos ou animais incluídos nos mesmos. De notar que as referidas gravações, não serão contabilizadas no seu espaço de armazenamento do iCloud.

Conclusão

Após utilizar esta Câmara durante alguns meses, gostaria de dar-lhe conhecimento de um importante resumo, onde constam as suas principais vantagens e desvantagens.

Prós

  • Boa qualidade de imagem;
  • Funcionamento como Hub/Gateway para dispositivos Aqara;
  • Possibilidade de instalação em qualquer lugar;
  • Design compacto e de reduzidas dimensões;
  • Possibilidade de utilização de cartão Micro SD para gravações;
  • Grande panóplia de funcionalidades/recursos e automatizações;
  • Suporte a HomeKit Secure Video;
  • Preço acessível;

Contras

  • Microfone com fraca qualidade;
  • Coluna igualmente com fraca qualidade de som;
  • App oficial da Aqara possui alguns bugs, necessita de melhoramentos;
  • Construção totalmente em plástico;
  • Não é disponibilizada oficialmente para compra em Portugal;

Em suma, se procura uma Câmara de vigilância acessível e que funciona igualmente como Hub para incluir no seu Apple HomeKit, então a Aqara G2H pode ser a solução perfeita para si.

Tendo em consideração, o conjunto total que esta oferece, desde o seu apelativo design, à possibilidade de instalação em qualquer local, assim como a panóplia de tecnologias e recursos indicados anteriormente, recomendamos sem dúvida a sua compra.

Nesse sentido, esta Câmara/Hub da Aqara está disponível para compra aqui, por aproximadamente 50 € e em quatro cores diferentes, branco, amarelo, azul e laranja.

Deixe uma resposta