Aptoide a caminho do iOS

Por Wagner Pedro 2 min de leitura
Aptoide a caminho do iOS

Aptoide, conhecida como a alternativa da Play Store para dispositivos Android, está a lançar a sua loja de aplicações para iOS na União Europeia, sendo que esta será a primeira loja voltada inteiramente para jogos desde que as regras da Lei de Mercados Digitais (DMA) entraram em vigor.

A loja da Aptoide será lançada nesta quinta-feira dia 6 de Maio, com entrada inicialmente restrita apenas a utilizadores convidados com códigos de acesso. A empresa afirma ter uma lista de espera de 20 mil inscrições e pretende disponibilizar entre 500 a 1.000 códigos por dia. O lançamento para já limitado por convite irá permitir que a plataforma monitorize o feedback dos primeiros utilizadores.

Inicialmente, a loja contará apenas com sete jogos, incluindo os populares jogos como Solitaire, Charades e Mahjong, mas a empresa afirma que “apresentará conteúdo de uma grande variedade de desenvolvedores”. A Aptoide também revelou que mais de 100 desenvolvedores de iOS manifestaram o seu interesse na plataforma e que neste momento 30 candidaturas estão em processo de integração.

Ao contrário de outros mercados onde a Aptoide atua, a loja para iOS irá concentrar-se apenas em jogos, com a empresa a pretender adicionar novos títulos todas as semanas após o seu lançamento oficial. Paulo Trezentos, CEO da Aptoide, disse ao The Verge que o serviço pode vir a ser expandido no futuro para fornecer conteúdos e serviços adicionais.

Curiosamente, a loja da Aptoide para iOS será a primeira na Europa a oferecer uma solução de compras em aplicativos (IAP) aprovada pela Apple, que será facultada aos desenvolvedores através de um kit de desenvolvimento de software.

A empresa está a adotar uma abordagem diferente para compensar os 0,50€ da “Core Technology Fee” (CTF) da Apple para cada instalação anual da loja. Em vez de devolver o valor diretamente aos utilizadores por via de uma assinatura, esse custo será suportado pelos desenvolvedores e virá a ser recuperado mediante uma taxa extra cobrada nas compras dentro das suas aplicações.