Apps Android no Windows? Em breve será possível

353 0
Apps Android no Windows
sapmogo-mobile-2.gif

Embora seja possível rodar as apps do Android nos computadores com Windows 10 através de emuladores como o BlueStacks, contudo ainda não é possível executar e instalá-las nativamente no sistema operativo da Microsoft.

À semelhança do que a Apple fez nos novos Macs equipados com os chips M1, em que agora é possível executar apps do iPhone e iPad no sistema operativo desktop da empresa de Cupertino, o macOS, a Microsoft poderá implementar o mesmo recurso no seu sistema operativo, mas com o suporte nativo às apps do Android. Segundo avança a publicação Windows Central, esta novidade chegaria já em 2021 e as apps Android seriam distribuídas por intermedio da Microsoft Store. Essa possibilidade foi realçada por Zac Bowden num tweet publicado por si.

Não se sabe ao certo como a Microsoft implementaria essa funcionalidade, e se será para a versão normal do Windows ou uma versão do Windows preparada para a arquitetura ARM. Esta última é a que faz mais sentido, pelo facto de a esmagadora maioria das apps Android serem desenhadas para os dispositivos com arquitetura ARM. Para as apps Android funcionarem no Windows 10, seria necessário implementar o runtime do Android no Windows.

Esta possibilidade não é de todo descabida, em virtude da próxima grande atualização do Windows 10 estar prevista para o outono de 2021. Nesse sentido, ainda há tempo mais que suficiente para implementar tal funcionalidade de forma nativa. Eventualmente, a Microsoft fará remodelações significativas no seu sistema operativo e esta seria uma delas.

Apps Android no Windows

De lembrar que a Microsoft também adotou o Android num dos seus equipamentos, o Surface Duo, e por isso até acaba por fazer ainda mais sentido a ideia de implementar as apps Android no Windows nativamente. Dessa forma, a integração entre o Surface Duo e o PC certamente que terá uma simbiose quase perfeita para os seus utilizadores.

Atualmente é possível executar algumas funcionalidade do Android no Windows através da app Complemento o seu Telemóvel. Apesar disso, a realidade é que esta abordagem requer a instalação da app no smartphone, enquanto que uma solução nativa oferecerá uma experiência de utilização muito mais envolvente e muito mais completa.

Se porventura esta possibilidade se confirmar, certamente que o mercado de computadores irá mexer-se nos próximos tempos. O que acha da possibilidade de executar nativamente apps Android no seu computador com Windows? Deixe a sua opinião nos comentários.

Continue a acompanhar toda a atualidade tecnológica mais relevante aqui no Life Patch e através das nossas redes sociais, Facebook, Twitter e Instagram.

Samuel Pinto

Samuel Pinto

Nascido na belíssima cidade berço, tem como preocupação a relação entre o Homem e a tecnologia. “O problema não é se as máquinas pensam, mas se os homens o fazem” - Skinner

Deixe uma resposta