Apple perde o seu maior especialista de Inteligência Artificial para a Meta
Ruoming Pang, até agora uma das figuras centrais da divisão de Inteligência Artificial da Apple, decidiu abandonar a empresa para integrar um novo projeto liderado pela Meta. Pang era o responsável pela equipa que desenvolveu ferramentas como os Genmoji, a nova Siri e as notificações inteligentes no iOS 18. Pang estava à frente de uma centena de engenheiros.
A informação foi avançada por Mark Gurman, um dos analistas de mercado mais renomeados da indústria. Gurman afirma que esta perda pode ter um "impacto gigante" na Apple.
This is one of the most significant AI job change since the beginning of the generative AI era started a few years ago. Ruoming is Apple’s most respected AI researcher and engineer - and his departure amid Apple’s AI turmoil could have a reverberating impact. https://t.co/HqZLH0IPav
— Mark Gurman (@markgurman) July 8, 2025
Agora, Pang junta-se ao laboratório de IA da Meta, liderado diretamente por Mark Zuckerberg. A saída não é isolada. Nas semanas anteriores, outro especialistas de IA, Tom Gunter, abandonou a equipa. Há rumores de descontentamento interno, com divisões dentro da Apple sobre o futuro da sua IA: apostar em modelos próprios ou continuar a parceria com empresas como OpenAI.
A Meta, por outro lado, está numa corrida desenfreada para recrutar os melhores cérebros da indústria. Oferece pacotes milionários, incluindo bónus de assinatura que rivalizam com fundos de investimento. O objetivo declarado: atingir uma forma de inteligência artificial geral, capaz de aprender e adaptar-se como um ser humano.
Meta está a recrutar todo o talento possível
Pang não é o único. A Meta já recrutou nomes sonantes como Alexandr Wang, Daniel Gross e Nat Friedman. Parece que a Meta está a montar um verdadeiro exército de talento, com ambição e recursos para liderar a próxima revolução no que toca a Inteligência Artificial.
Na Apple, a chefia da equipa passa agora para Zhifeng Chen, sob a supervisão direta de Craig Federighi e Mike Rockwell. Apesar das novas funcionalidades apresentadas na WWDC, há quem veja sinais de que a Apple está a perder o ritmo nesta corrida. A saída de Pang pode ser apenas o início de uma nova fase, mais instável, na estratégia de IA da Apple.