Apple Music recebe brevemente Áudio Espacial e Lossless

233 0
Spatial Audio Apple Music
sapmogo-mobile-2.gif

A Apple anunciou que brevemente o Apple Music receberá a adição de dois importantes recursos, o Áudio Lossless e o Áudio Espacial.

Este anúncio oficial estava iminente e não foi de todo uma surpresa. Ainda assim, não era expectável que ambos os recursos fossem disponibilizados sem qualquer custo adicional. Desta forma, os subscritores do popular serviço de streaming da Apple terão brevemente acesso a estas excelentes novidades.

Relativamente ao Áudio Lossless, este consiste como o próprio nome indica, em retirar o melhor proveito da suas musicas favoritas sem qualquer perda de qualidade. Na verdade esta compressão de áudio preserva cada bit da gravação da música original gravada em estúdio pelos artistas. De modo a conseguir atingir esta imersiva e superior experiência de música a Apple utiliza o formato ALAC (Apple Lossless Audio Codec).

A pensar no verdadeiro audiófilo a empresa de Cupertino irá oferecer ainda o Hi-Resolution Lossless que possibilitará áudio a 24 bits e 192 kHz. Para além disso terá ao dispor também as resoluções de 16 bits a 44,1 kHz, bem como de 24 bits a 48 kHz.

De referir que este recurso será inicialmente extensível a cerca de 20 milhões de músicas, prevendo-se que no final deste ano toda a biblioteca de 75 milhões de músicas do Apple Music contemple este formato. Para usufruir desta inovadora experiência de áudio, apenas terá de ativar este recurso em Definições > Música > Qualidade de áudio.

No que respeita ao recurso de Áudio Espacial, já existente nos AirPods Pro e AirPods Max este possibilitará agora ouvir a sua música preferida em 3D. Na verdade esta tecnologia permite-lhe um som surround extremamente imersivo que se ajusta ao seguimento dinâmico da cabeça do utilizador.

Importa salientar que este recurso será suportado por todos os dispositivos que incluam os processadores W1 e H1 da Apple, assim como em alguns Macs. Convém ainda referir que esta tecnologia funcionará em conjunto com o Dolby Atmos. Numa fase inicial prevê-se que sejam disponibilizadas milhares de músicas com suporte a este recurso, sendo este a curto prazo expansível a um enorme numero de conceituados artistas.

Por fim, ambos os recursos estarão disponíveis já no mês de junho através de uma atualização. De notar que o Áudio Lossless não será suportado por auriculares Bluetooth, nem nas colunas inteligentes HomePod e HomePod Mini.

Acompanhe as noticias e dicas mais relevantes da atualidade tecnológica em Life Patch.

Deixe uma resposta