A Apple lançou na terça-feira o regresso da sua gama de auriculares Beats. Chamam-se Powerbeats Pro 2 e marcam o primeiro lançamento da empresa de Cupertino para 2025. Contudo, a Apple lançou estes auriculares com a intenção de que sejam utilizados para mais do que apenas ouvir música ou outros recursos sonoros.
Esta intenção passa pela inclusão da capacidade de monitorizar os batimentos cardíacos do utilizador. A Apple afirma assim que os Powerbeats Pro 2 tem as mesmas tecnologias de sensores que o Apple Watch.
Neste caso, os Powerbeats Pro 2 possuem vários recursos para medir os batimentos cardíacos. Primeiro, um sensor de LED que emite luz verde, tipicamente utilizado em smartwatches e um sensor fotodíodo para receber a luz refletida pelo sangue. Finalmente temos ainda uma lente óptica para gerir a luz recebida e o acelerómetro.
Se for bem executada, os Powerbeats Pro 2 podem ser o companheiro perfeito para praticantes de desporto, que podem utilizar apenas os auriculares para ouvir música e monitorizar os batimentos cardíacos durante os exercícios. A monitorização é compatível com apps de saúde como o Nike Run Club.
Mais especificações dos Powerbeats Pro 2
Os Powerbeats Pro 2 são alimentados pelo chip Apple H2, o mesmo processador que alimenta os AirPods Pro 2. Temos o habitual cancelamento de ruído com modo transparência para permitir ao utilizador ouvir o som à volta, mesmo com os auriculares colocados.
São prometidas 45 horas de autonomia, com a caixa de carregamento. Fora da caixa, a Apple promete 8 horas de reprodução contínua, sendo que esta autonomia vai sempre depender do volume e a utilização dos modos de som.
Adicionalmente, os Powerbeats Pro 2 tem certificação IPX4, que confere uma ligeira proteção contra salpicos e poeiras. A Apple também informa que o Powerbeats Pro 2 são 20% mais leves que a versão anterior.