Apple ainda não desistiu da ideia de "Smart Glasses"

Por António Guimarães 1 min de leitura
Apple ainda não desistiu da ideia de  "Smart Glasses"

De acordo com um relatório da Bloomberg, A Apple está a trabalhar em óculos inteligentes com um chip proprietário, bem como novos processadores para Mac e servidores de Inteligência Artificial.

O projeto dos óculos tem como meta uma experiência visual aumentada mas discreta. Nada de ecrãs holográficos nem realidades paralelas a ocupar o campo de visão. A aposta passa por integrar um sistema compacto com câmara, microfone e altifalante, capazes de processar informação contextual em tempo real.

Neste caso, a Apple está a apontar para uma experiência diferente dos óculos Vision Pro, seria algo mais próximo aos óculos Ray-Ban da Meta. Estes são óculos de aspeto normal mas equipados com todo o tipo de sensores e funcionalidades de Inteligência Artificial.

O chip dedicado, desenvolvido pela própria Apple, está a ser desenhado especificamente para este tipo de wearables, com foco na eficiência energética e na capacidade de processamento visual. Assim sendo, seria uma espécie de “inteligência visual”, oferecendo a possibilidade de interpretar o mundo à volta sem tirar o telemóvel do bolso.

Novos processadores para Mac a caminho

O relatório informa também que a Apple está a trabalhar em vários chips para os seus computadores Mac, com possíveis nomes de código M6 e M7. Existe ainda menção de um chip mais avançado, cuja única informação até agora é o seu nome de código: Sotra.

Com o advento da Inteligência Artificial, a Apple, como qualquer outra empresa de tecnologia, quer uma fatia desse mercado. Assim sendo, a empresa de Cupertino está também a trabalhar em chips dedicados a servidores de Inteligência Artificial, com lançamento previsto para 2027.

Estes serão servidores dedicados prontos a acolher os pedidos dos utilizadores da Apple Intelligence. Atualmente, a Apple utiliza os chips de alto desempenho dos Macs para o efeito, como por exemplo, o chip M2 Ultra.