Android: o sistema que nasceu para máquinas fotográficas

93 0
android
sapmogo-mobile-2.gif

O Android é um dos sistemas operativos móveis mais utilizados no mundo, marcando presença em vários milhões de dispositivos. A sua versatilidade é fantástica: encontramos Android em tablets, televisões, boxes de TV, e até em carros! No entanto, o equipamento que é verdadeiramente o motor de sustentabilidade deste sistema é, inegavelmente, o smartphone.

Por esta razão, a esmagadora maioria das pessoas deverá certamente achar que o sistema operativo da Google foi, desde o inicio, projetado para correr nos nossos telemóveis inteligentes. Ora, a verdade não é de todo essa.

Surpreendentemente, o Android foi originalmente desenhado para máquinas fotográficas digitais. Esta revelação foi feita por Andy Rubin, um dos criadores do sistema, em 2013. Andy contou que a ideia inicial era criar uma plataforma de armazenamento na nuvem para as fotografias e videos capturados com as máquinas fotográficas, que acabasse com a limitação de espaço dos cartões de memória das mesmas. Assim, todo o conteúdo fotográfico ficaria acessível nos diferentes dispositivos do utilizador, à semelhança daquilo que acontece hoje em dia com o Google Drive ou a Dropbox, por exemplo. Neste caso, o Android seria o sistema na base de toda esta interação.

android

O projeto foi apresentado aos investidores em 2004, mas rapidamente os planos tiveram de mudar. A equipa responsável foi-se apercebendo que o mercado das máquinas fotográficas não era o mais apelativo para a empresa, e o potencial de crescimento também não era o ideal. Assim, houve necessidade de repensar a estratégia, e foi aí que a constante expansão dos smartphones chamou a atenção.

No entanto, os planos da equipa eram arrojados: queriam que o Android fosse gratuito e servisse de base para vender outros serviços (jogos e aplicações) e produtos. Para isso era necessária a intervenção de alguém com uma grande quantidade de capital disponível, e é aqui que a Google entra em cena e compra o Android. A partir daqui, a história já é conhecida por todos.

Uma simples decisão estratégica acabaria por mudar o mundo tecnológico para sempre. Como esta história haverá muitas outras, e o Life Patch fará questão de as fazer chegar gradualmente até si.

AAB6CD7D-FB55-48E0-BA96-475C9211E559.jpg
Pedro Alves

Pedro Alves

Entusiasta por tecnologia, está sempre em busca de nova informação. Amante de animais, da Lego e de Fórmula 1. Conduzir ao som de uma boa banda sonora faz parte dos seus momentos de descompressão.

Deixe uma resposta