Android 12: a interface de utilizador que eu gostaria de ver

373 0
Android 12
sapmogo-mobile-2.gif

O Android 11 chegou há pouco mais de dois meses a um número muito reduzido de equipamentos, no entanto a Google já está a trabalhar no sucessor, o Android 12. Mas como será a sua interface de utilizador?

Desde o lançamento do Android 9 que a interface de utilizador do sistema operativo da Google não sofre mudanças visuais muito significativas. A mudança visual mais significativa foi a implementação do Modo Escuro que começou em alguns menus do Android 9, mas com a chegada do Android 10 essa mudança visual chegou ao sistema operativo na totalidade. O Android 11 foca-se essencialmente na estabilização e na otimização do sistema, mas sem grandes novidades visuais.

Relativamente ao Android 12, a verdade é que não se sabe praticamente nada sobre a sua interface. Logicamente que isto se aplica ao Android stock da Google. As fabricantes depois implementam as suas próprias skins por cima do sistema operativo Android, o que faz com que cada fabricante tenha uma interface de utilizador diferente do Android puro da Google.

Apesar disso, já circulam vídeos na web que mostram aquilo que poderia ser o futuro Android 12. Um exemplo bem criativo vem do Youtuber Avdan que publicou um conceito do próximo sistema operativo móvel da empresa de Montain View. E com toda a honestidade, gostei bastante do que vi, e até gostaria de ver esta mesma interface no Android 12.

O conceito elaborado por Avdan começa por mostrar uma central de notificações totalmente redesenhada e com os comandos sobressaídos. É possível observar que os ícones estão desenhados em forma de “interruptor de botão” mostrando os ícones ativos afundados e os inativos salientes.

Esse mesmo conceito mostra uma funcionalidade bastante interessante no multitasking que é a possibilidade de visualizar as apps mais recentes em ecrã completo. Uma funcionalidade muito semelhante à existente no iPadOS. Além disso, o recurso de Split Screen está muito mais fácil de usar.

Android 12

Outra funcionalidade interessante, é a possibilidade de poder selecionar as apps a bloquear na vertical ou horizontal quando as definições de rotação automática estão ativas no smartphone. Atualmente, se a rotação automática estiver ativa, a esmagadora maioria das apps rodarão para a horizontal, sem a possibilidade de as poder bloquear na vertical. No meu caso, tenho a opção de rodar o ecrã automaticamente no meu smartphone Android ativa, contudo não tenho a possibilidade de bloquear cada app individual somente na orientação vertical por exemplo. Era um recurso que gostaria de ter na próxima versão do Android 12

Android 12

O conceito ainda mostra outros retoques na app Telefone, Mensagens, e uma app nativa dedicada à atividade física. Poderá visualizar todos os detalhes na íntegra no vídeo abaixo.


O que acha desta interface de utilizador? Gostaria que fosse implementada numa futura versão do Android 12? Deixe a sua opinião nos comentários, e continue a acompanhar toda a atualidade tecnológica mais relevante aqui no Life Patch e através das nossas redes sociais, FacebookTwitter e Instagram.

Samuel Pinto

Samuel Pinto

Nascido na belíssima cidade berço, tem como preocupação a relação entre o Homem e a tecnologia. “O problema não é se as máquinas pensam, mas se os homens o fazem” - Skinner

Deixe uma resposta