AirPods Max desmontados: nota 6 em reparabilidade

331 0
airpods max
sapmogo-mobile-2.gif

Os AirPods Max acabam de ganhar uma desmontagem completa pelas mãos do conhecido website iFixit. Os auscultadores foram desmanchados pela equipa de técnicos, que os analisou em cada componente interno, comparando-os aos principais rivais como, por exemplo, o Sony WH-1000XM4 e o Bose NC 700.

Durante o procedimento eles perceberam algumas particularidades com o produto como, por exemplo, o facto da grade para parafusos ser afixada de uma forma diferente, a poder ser libertada sem que os pentalobe típicos da Apple necessitem ser girados totalmente – ainda assim, após trabalhar nos parafusos, a grande continua presa por causa de um componente similar a uma cola.

AirPods Max

Ambos os módulos de bateria estão situados no lado direito e, curiosamente, apesar do lado esquerdo não ter um contrapeso, mesmo assim os fones não ficam desequilibrados – por falar em baterias, as dos AirPods Max possuem capacidade de 2,54 Wh, ficando abaixo do Sony 1000XM4 com seus 4,1 Wh e acima do Bose NC 700 que traz 2,39 Wh. Os fones da maçã trincada prometem vida útil de bateria de até 20 horas, já os outros entregam, respetivamente, 30 horas e 20 horas cada.

Outra observação importante fica por conta da dobradiça, que possui uma junta eletromecânica bastante elaborada e intrincada, que permite que ela transfira o sinal elétrico sem que os cabos necessitem percorrer a faixa da cabeça até aos fones de ouvido. A faixa em questão, por sinal, é conectada aos fones de ouvido com uma espécie de conector Lightning mais grosso, que ao ser pressionado através de um orifício com uma ferramenta ejetora de cartões SIM, pode soltar-se dos fones facilmente.

AirPods Max

Em termos de reparabilidade, o iFixit afirmou que os auriculares da maçã lembram mais um relógio mecânico do que um par de fones de ouvido, e que apesar da complexidade do procedimento de desmontagem, com as ferramentas necessárias (e bastante paciência) é possível trabalhar em manutenções no equipamento. Por isso, os técnicos do iFixit pontuaram os AirPods Max com a nota 6 de 10 em reparabilidade.

Dá para perceber claramente que a Apple empregou muitas técnicas interessantes no design deste produto, talvez por isso o seu preço final seja tão alto. Em Portugal o produto é vendido na Apple Store on-line por 629€, enquanto os seus concorrentes mencionados acima acabam por sair mais ou menos pela metade do valor.

Deixe uma resposta