A sua PS4 está lenta? Poderá encontrar aqui a solução

589 0
sapmogo-mobile-2.gif

A sua PS4 está lenta e precisa de lhe dar um “boost” de performance? Esta dica poderá ser a solução ideal para o seu problema.

Assim como sucede com vários equipamentos que possuímos, ao instalarmos/desinstalarmos inúmeros jogos e aplicações, estes acabam por ficar com o passar do tempo com um desempenho mais lento. Isto deve-se fundamentalmente ao facto de ficarem sempre alojados no seu disco rígido, vários arquivos dispersos o que torna a sua leitura e performance mais lenta.

Esta situação ocorre igualmente na PS4. Ainda assim, ela pode ser facilmente corrigida, conforme poderá constatar de seguida.

Como reconstruir a base dados da sua PS4

Vários utilizadores não têm conhecimento de que possuem ao seu dispor a possibilidade de aceder facilmente ao Modo Segurança da sua consola. Neste modo, de entre as 7 opções disponíveis, terá a possibilidade de reconstruir a base de dados da sua PS4.

Todo o processo é extremamente simples. Pelo que iremos apresentar-lhe como o poderá realizar passo a passo. Adicionalmente, poderá visualizar o vídeo cortesia do Youtuber John Glasscock, caso fique com alguma dúvida existencial.

  • Primeiro deverá certificar-se que a sua PS4 foi desligada com sucesso. Caso esta esteja no modo repouso, este processo não funcionará;
  • Posteriormente apenas terá pressionar, sem levantar o seu dedo, o botão físico de “Ligar/Desligar” da sua consola;
  • Entretanto, irá ouvir um sinal sonoro de um “Beep”. Assim deverá continuar a pressionar este botão, até que apareça uma imagem no seu televisor ou monitor;
  • De seguida, apenas terá de ligar o comando DualShock 4 via cabo usb, à sua consola e irá entrar no Modo Segurança;
  • Por fim apenas terá de escolher a opção Nº 5 – Reconstruir base de dados;

De salientar que este processo não irá desinstalar nem apagar nada na sua consola. No fundo trata-se de uma desfragmentação e optimização do disco da mesma. Consequentemente o tempo que levará este processo, estará sempre diretamente relacionado com o espaço ocupado no seu disco rígido.

A minha experiência pessoal neste processo de optimização

No meu caso especifico, este processo realmente resolveu o meu problema. A minha PS4 nunca foi alvo de um upgrade ao seu disco. Todavia, recentemente possuía a indicação de possuir cerca de 70GB de armazenamento livre.

Contudo, curiosamente não conseguia fazer atualizações a alguns dos títulos instalados. Assim a única opção que possuía, era apagar algum deles, de modo a libertar espaço na minha consola. Porém, após efetuar o processo de reconstrução da sua base de dados, passei a ter uns reais 30GB de armazenamento livre. Em causa, estarão certamente os tais arquivos dispersos que ocupam espaço indevido e dificultam o desempenho, optimização e leitura do seu disco rígido.

Perante isto, a minha PS4 parece ter voltado à sua velha fórmula. Apresentando agora uma maior fluidez no acesso aos seus menus, bem como a iniciar mais rapidamente os títulos que pretendo jogar.

Relembramos que poderá obter esta e outras dicas úteis e importantes em Life Patch.

Deixe uma resposta