4 segredos que os vendedores de automóveis utilizam

Por Redação Life Patch 3 min de leitura
4 segredos que os vendedores de automóveis utilizam

Na demanda para comprar carro, independentemente de ser novo, seminovo ou usado, compreender as nuances das estratégias utilizadas pelos vendedores de automóveis pode transformar drasticamente a sua experiência de compra.

A informação é a sua maior aliada, considerando que lhe permite garantir que contorna as várias táticas empregues pelos colaboradores de stands automóveis com toda a confiança, assegurando, assim, a melhor oferta possível no que concerne o seu próximo veículo.

Neste artigo, aprofundamos quatro segredos fundamentais a que os vendedores de automóveis recorrem, de forma a garantir que se encontra preparado com todos os dados de que precisa para suplantar eficazmente estes mesmos obstáculos.

A nossa lista de 4 segredos de vendedores automóveis

1. Ilusão de escassez

A criação de um falso sentido de urgência é uma estratégia de vendas clássica, concebida para pressionar e apressar um comprador a tomar uma decisão.

Os vendedores com que vier a deparar-se poderão sugerir que o veículo em que está interessado é o único que resta, ou que uma subida de preço se avizinha no horizonte.

Ora, esta tática é como que um aproveitamento de um eventual medo de ficar de fora da sua parte, obrigando-o a agir rapidamente; contudo, este sentido de urgência é, frequentemente, nada mais do que artificial.

Contrarie este método ao expressar a sua vontade de se afastar ou ao sugerir que poderá regressar mais tarde – sendo que o objetivo do vendedor é fechar negócio, poderá ser-lhe apresentada uma melhor oferta face ao seu aparente desinteresse.

2. Manipulação do valor de retoma

O valor de retoma atribuído ao seu veículo antigo constitui um fator significativo no processo económico de compra de um novo automóvel; algo que os vendedores costumam fazer é inflacionar esse mesmo valor, de modo a tornar o negócio mais apelativo.

Esta manobra de distração leva-o a pensar que o preço do veículo em que está interessado não é tão competitivo quanto parece.

Para conseguir contornar esta tática, efetue atempadamente uma pesquisa relativa ao valor comercial da sua atual viatura através de fontes fidedignas; no final, encontrar-se-á capacitado para negociar a retoma e a nova compra enquanto duas transações separadas.

Esta abordagem garante transparência e ajuda-o a compreender o verdadeiro valor da oferta, podendo igualmente usufruir de incentivos ao abate da parte do Estado, caso a sua viatura atual tenha 16 ou mais anos.

3. Impingência de funcionalidades adicionais desnecessárias

Os stands automóveis são formidáveis no que concerne a impingência de funcionalidades e serviços adicionais que poderão não ser essenciais como, por exemplo, extensões de garantias e proteção de pintura a acessórios de reposição.

Apesar de estes extras poderem, por vezes, conferir algum valor ao automóvel, o seu preço costuma ser demasiado elevado, servindo apenas de lucro adicional para o stand e, por conseguinte, para o vendedor, compensado através de comissões.

Não se iniba de mostrar algum ceticismo face a estas ofertas e procure antecipadamente por alternativas; é fundamental saber diferenciar as suas necessidades genuínas de extras supérfluos, de forma a garantir que quaisquer gastos adicionais contribuem apenas para uma melhoria tangível da sua experiência na qualidade de proprietário.

4. Subtileza financeira: taxas de juros e termos e condições

O lado financeiro da compra de um carro encontra-se repleto de táticas de vendas, considerando que os stands automóveis têm por hábito apresentar os termos e condições dos seus créditos como a melhor, senão mesmo a única opção.

As comissões sobre as taxas de juros são um método bastante comum de incrementar os lucros dos stands sob o pretexto da conveniência; é por isso que, se já tiver em sua posse um crédito automóvel pré-aprovado, pode utilizá-lo como moeda de troca para desafiar as taxas apresentadas ou, em alternativa, recusar por inteiro a oferta de financiamento do stand.

Além do mais, ao compreender todos os pormenores do seu financiamento, tem uma muito maior margem de manobra para negociar termos que lhe sejam mais favoráveis, garantindo que a sua opção de financiamento lhe permite poupar a longo prazo.

Para concluir

Ao munir-se desta informação, estará mais bem preparado para contornar a complexa dança que os compradores são obrigados a executar com os vendedores de automóveis para poderem fechar negócio.

Lembre-se de que o objetivo não consiste apenas em comprar um carro, mas sim em proceder à aquisição com respeito pela sua inteligência e pela sua integridade financeira.

Tenha em consideração estes quatro segredos, aborde o stand com confiança e faça-se à estrada sabendo que tomou uma decisão vantajosa e informada.